Os principais tipos de queijo: descrição e indicações

Entre minhas receitas, às vezes encontro dicas interessantíssimas sobre culinária geral, e neste artigo vou compartilhar com vocês uma tabela bastante antiga, descrevendo alguns dos principais tipos de queijo, com dicas de uso e recomendações.

Os queijos marcados no ícone do sanduíche são indicados para sanduíches, lanches, salgadinhos e canapés, acompanhando aperitivos em geral. O ícone da panela significa que o queijo é utilizado em culinária geral, e o vinho significa que o queijo pode ser saboreado acompanhado por vinho e também em sobremesas.

Nome/Origem Descrição e Uso Sanduíche Culinária Vinho
Camembert (França) Sabor suave e ligeiramente picante, com bolor branco sobre a casca. Macio e cremoso. Ótimo no pão e bolacha, sobremesas, sozinho ou com fatias de maçã verde. Acompanha vinho tinto seco.
Gorgonzola (Itália) Caracterizado pelos veios azulados e sabor picante. Macio, mas consistente, e ligeiramente quebradiço. Ótimo para canapés, amassado com manteiga ou cortado em pedaços, como aperitivo. Saboroso com bolachas salgadas e pão. Bom como sobremesa. Acompanha vinho tinto seco, encorpado.
Port-Salut (França) Sabor acentuado, porém menos que o aroma. Tanto sabor quanto aroma são intensificados com a cura. Macio mas ligeiramente consistente. Excelente com pão e bolachas. Gostoso como aperitivo. Acompanha vinho tinto seco, encorpado
Suíco (Suíça) Queijo com orifícios arredondados. Consistente, um pouco elástico. Delicioso com pão e bolacha. Acompanha aperitivos. Uso culinário: ótimo para fondue, sopas, tortas, doces ou salgados e recheio de aves. Acompanha vinho tinto seco, leve.
Tilsit (com Kümmel) (Alemanha) O sabor varia de médio a meio forte. Macio, mas consistente. Acompanha bolachas, pão e aperitivos. Servir com vinho tinto seco ou cerveja.
Itálico (Itália) Sabor suave, macio, mas consistente. Ideal para aperitivos. Em massas italianas, pratos sofisticados de arroz e como sobremesas. Acompanha vinho tinto seco, suave.
Gouda (Holanda) Sabor suave, meio mole, cremoso. Tem pequenos orifícios. Muito bom com pão ou bolachas e com aperitivos. Uso culinário: massas e pratos sofisticados de arroz. Acompanha vinho tinto seco e cerveja.
Requeijão (Brasil) Sabor suave. Cremoso. Ótimo no pão, bolachas e torradas. Gostoso no sanduíche substituindo a manteiga. Delicioso com sobremesa, com doces ou frutas em calda. Também usado em culinário (exemplo: camarão ao creme de queijo).  ✓
Fundido Gruyère (Suíça) Sabor suave. Macio e brilhante. Acompanha bem pão e bolachas. Uso culinário: ideal para fondue. Ótimo para pratos de camarão e recheio de aves. Acompanha vinho tinto seco, suave.
Minas Prensado (Brasil) Sabor suave, mas ligeiramente ácido. Servido em lanches, café da manhã e como sobremesa, acompanhado e doces ou frutas em calda. Usado em recheio de pastéis e salgadinhos em geral.
Fundido ou Pasteurizado (EUA) Sabor suave. Macio e pastoso. Muito bom com pão, bolachas ou torradas. Indicado para sanduíches, especialment os quente. Em culinária, é próprio para receitas nas quais o queijo vai ao fogo ou ao forno.
Prato (Brasil) Sabor suave. Macio, mas consistente. Seu uso é muito generalizado. Pode ser consumido com pão e bolachas, sanduíches quentes, tortas salgadas e massas italianas.  ✓
Mussarela (Itália) Seu uso mais generalizado é na culinária. Muito usado na preparação de pizzas, massas e pratos italianos. Também usado em sanduíches tipo bauru, misto quente, etc. Seu sabor é ligeiramente ácido e sua consistência firme.

 

Créditos dos ícones
Pot http://www.iconarchive.com/show/virtual-kitchen-icons-by-sirea/Pot-icon.html
Wine http://www.iconarchive.com/show/oxygen-icons-by-oxygen-icons.org/Apps-wine-icon.html
Sandwich http://www.sxc.hu/photo/1097100

Gostou? Não?
Clique nas estrelas para deixar sua avaliação ↓
3.00 avg. rating (70% score) - 2 votes

Grande acervo de receitas vindas de coleções pessoais, agora compartilhadas.

Deixe um Comentário

*

Ou comente usando o Facebook

Próxima ReceitaSanduíche Aberto