Genoise (doce)

Variações: para obter Genoise de Chocolate, substitua a manteiga por chocolate em pó. Para Genoise de Coco, substitua 2 colheres de farinha por 4 de coco ralado seco. Para Genoise de Amêndoas ou Avelãs, substitua 2 colheres de farinha por amêndoas ou avelãs moídas com a pele. O fundo da fôrma pode ser forrado com pedaços de frutas em calda, então jogando a massa por cima. A baunilha pode ser substituída por 1 colher (sopa) de licor de sua preferência.

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) mal cheias de açúcar
  • 8 ovos
  • 1 pitada de sal
  • 2 xícaras (chá) bem cheias de farinha de trigo
  • 1 e 1/4 de xícara (chá) de manteiga ou margarina derretida e morna
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha

Modo de Preparo

Junte o açúcar com os ovos e o sal, e leve ao fogo em banho-maria, batendo sempre até obter uma massa clara e fofa. Retire do banho-maria e passe peara a batedeira, continuando a bater até esfriar. Misture a farinha peneirada, alternando com a manteiga ou margarina e a baunilha. Leve ao forno pré-aquecido (200º C, cerca de 50 minutos), em fôrma bem untada. Deixe esfriar para desenformar.

Se preferir fazer no microondas, leve em forma sem untar, na potência alta por 12 minutos. Retire cubra com papel alumínio e aguarde mais 10 minutos. Deixe esfriar para desenformar.
Rendimento: 20 porções
Gostou? Não?
Clique nas estrelas para deixar sua avaliação ↓
5.00 avg. rating (95% score) - 1 vote

Grande acervo de receitas vindas de coleções pessoais, agora compartilhadas.

Deixe um Comentário

*

Ou comente usando o Facebook

Próxima ReceitaReceita básica de crocante (Pralin)